Logística reversa no E-commerce: tudo que você precisa saber

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Logística reversa no e-commerce: tudo que você precisa saber

O que é a logística reversa? Como otimizá-la no meu e-commerce? Como reduzir a insatisfação dos clientes com uma boa logística?

Se você quer saber as respostas para essas perguntas, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que iremos tratar hoje!

O que é a Logística Reversa?

Logística reversa ou inversa, é fazer com que, os produtos que estão com o cliente, voltem para a empresa. De maneira geral, ela é muito utilizada quando um cliente precisa de realizar a troca, devolução ou manutenção de um produto.

Outra função da logística reversa é a proteção do meio ambiente. Sendo que, esta logística, também pode ter o foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo. Como, por exemplo, o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental. Veja, abaixo, a representação do processo:

logística reversa no e-commerce

Vale lembrar que, todos os gastos neste processo reverso, são de responsabilidade do vendedor.

Pois, como notado no Código de Defesa do Consumidor art 49, o cliente não poderá ter nenhum custo por conta desse processo. Ressaltando, também, que essa regra vale para todos os tipos de produtos, sejam eles padronizados ou personalizados.

Como aplicar a Logística Reversa no e-commerce?

No Brasil, em toda compra feita de forma remota, o cliente tem 7 dias de arrependimento após o recebimento. Nesse sentido, caso haja a necessidade de retornar o produto à sua origem, a empresa precisará fazer o processo de logística reversa.

No caso das pequenas empresas online, esse procedimento pode ocorrer de forma esporádica e manual. Até porque, com um volume pequeno de vendas, não há tanta necessidade de uma ampla otimização.

Todavia, quanto maior for a empresa, maior será a necessidade de um procedimento bem alinhado.

Caso a empresa tenha vários pontos físicos, é viável que ela disponibilize pontos de coleta. Dessa forma, o gasto e o trabalho durante o processo de logística inversa será reduzido.

É possível fazer a logística reversa no e-commerce de 3 formas:

  • se a empresa for grande, disponibilizar pontos de coleta;
  • contar com empresas privadas que prestam esse serviço; ou ainda
  • utilizar os serviços de Logística Reversa dos Correios.

Como reduzir a demanda da logística reversa no meu e-commerce?

Assim como qualquer outro problema, para reduzir essa demanda, é necessário prevenção. Se você almeja diminuir as trocas, devoluções e manutenções, é importante que siga as dicas abaixo.

Busque exibir fotos fiéis dos seus produtos

As fotos, são a porta de entrada para que um cliente consiga identificar se um produto é ou não adequado às suas necessidades. Para evitar trocas ou devoluções, tenha fotos bem realistas das cores e características do produto.

Faça descrições completas

Sobre cada informação e detalhe da mercadoria, é importante que o cliente possa ter consciência por meio da sua descrição. Afinal, é através delas que muitas dúvidas poderão ser sanadas, evitando surpresas e, por consequência, reduzindo a probabilidade de insatisfações.

Utilize vídeos do produto

Vídeos são uma das melhores formas de se exibir um produto, assim como a sua utilização e seus detalhes. Isso evita que o cliente tenha dúvidas e peça algo diferente da sua expectativa.

Além de minimizar a necessidade de aplicação da logística reversa, utilizar vídeos em um e-commerce melhora o seu posicionamento no Google. Isso porque, o buscador tem valorizado os sites que postam vídeos incorporados às suas páginas.

Venda produtos de boa qualidade

Se você procura evitar devoluções, manutenções ou trocas, venda produtos que tenham uma boa qualidade. Isso porque, se o produto for ruim, a aparição de imperfeições e a necessidade da logística inversa se torna inevitável.

Tenha atenção dobrada com produtos frágeis

Não é raro algum produto chegar quebrado ou com algum dano, devido a falta de proteção no envio. Por isso, embale com muito cuidado os produtos que podem passar por isso durante o transporte.

Alinhe a estratégia da sua logística para vender mais!

Agora que você conhece a importância da logística reversa, otimize já a sua empresa. Afinal de contas, um e-commerce com uma boa estratégia de logística, tende a receber menos reclamações. Logo vende mais, pois a satisfação de seus clientes amplia o marketing de boca a boca.

Esperamos ter te ajudado a entender sobre esse assunto e, principalmente, a diminuir possíveis insatisfações com os seus clientes.

Bons negócios e até a próxima!

dicaLeia também: O que pode levar o visitante a desistir da compra online?

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